Social Icons

29 de agosto de 2013

Para quem duvidou...

Furacão passa por cima do Palmeiras e se classifica para as quartas de final da Copa do Brasil

Foto: Joka Madruga / Futura Press

Com belíssima atuação de Éderson, o Atlético-PR venceu o Palmeiras pelo placar de 3x0 na Vila Capanema.

      Que jogo do Furacão. Confesso que há tempos não o via jogar tão bem assim. Hoje, antes de começar a comentar o jogo, parei para pensar à quem dedicaria esta boa fase do time, Éderson? Paulo Baier? Mancini? Ou todos? Ficarei com a ultima opção. Sei que uma vitória não é construída apenas com o que os jogadores fazem em campo, ou o que os treinadores fazem fora dele, mas sim, um conjunto dessas forças.
      Por acreditar nesta teoria, fiquei extremamente chateada por ver no final da partida a torcida do Palmeiras pedir a saída do técnico Gilson Kleina, como se a culpa pela derrota do time paulista fosse dele. Os torcedores esquecem que quem joga, quem tem que dar resultado em campo são os jogadores, o técnico faz  parte dele em escalar os melhores, aqueles que se saem bem nos treinos. Se um jogador vai mal nos treinos, não entra em campo, é a lei obvia do futebol. Mas agora, reclamar que uma derrota é erro técnico, é o pior pensamento - de massa - que o torcedor brasileiro tem. 
     Me intriga muito essa questão, porque na Europa os times ficam com o mesmo treinador por anos e anos, e quando passam por uma fase difícil os torcedores não ficam reclamando a todo instante, pedindo a saída do técnico? Porque eles tem essa consciência de que um resultado de partida é construído em campo, pelos jogadores, e não fora dele. Tudo bem que o treinador tem sua parcela de culpa, por muitas vezes escalar os jogadores errados nas partidas e etc, mas não é motivo para pedir a saída do cara, o futebol vive de fases, o próprio Atlético-PR é prova disso, a oito ou nove rodadas atras estava na zona de rebaixamento do Brasileirão, e agora esta la no topo. 
     Voltando ao jogo, tecnicamente o Atlético-PR foi muito superior ao Palmeiras. Confesso que esperava um jogo com maior dificuldade para o Furacão, meio que o nível que foi o jogo contra o Botafogo, mas mais uma vez fui surpreendida. Me surpreendi pela forma com que o Palmeiras se retraiu frente ao Atlético-PR. Por mais que estivesse jogando na retranca total, a defesa deixou os atacante do Furacão entrarem e fazerem o que quisessem em campo.
     Gostei muito do ataque do Furacão, tanto a dupla Dellatorre - Éderson ou Marcelo - Éderson, por mais que o Dellatorre tenha perdido alguns gols impossíveis de perder, ele fez uma boa partida, o Éderson também perdeu gol e ninguém ficou crucificando ele depois, prefiro dizer que jogadores bons que perdem gols em partidas decisivas sofrem com uma certa ansiedade crônica. 
Foto: globoesporte.com/ Divulgação
    Mas, para variar um pouco ele - Édershow, como foi carinhosamente apelidado pela torcida - deu um show a parte de futebol em campo ontem, assim como tem feito no Campeonato Brasileiro, não é a toa que ocupa a artilharia da competição ao lado do jogador Willian da Ponte Preta, com 10 gols.
     - Eu estou trabalhando muito para esse momento e estou preparado. Estou dando o meu melhor e conseguindo fazer os gols. Tem uma torcida muito grande atrás de mim e tenho que mostrar para eles que tenho condições de estar em um time grande.
    Parabéns ao Atlético-PR pela classificação e parabéns também para a torcida Rubro-Negra que deu um show nas arquibancadas na noite de ontem.
    Agora o Furacão espera o jogo entre Internacional e Salgueiro para saber seu próximo adversário na competição.

Evellyn Heloise