Social Icons

28 de outubro de 2013

Só na Base - Especial Final do Paranaense Sub20!

Coxa e Tubarãozinho decidem o Paranaense Sub20

     
         Semana de final no paranaense sub20. E as duas partidas podem ser regadas de emoção, com rivalidade acima da média, já que no ano passado, Londrina e Coritiba, foram os dois finalistas, e na última partida fizeram um jogo cheio de emoções a flor da pele e até briga em campo, após o atacante do Alviverde Zé Rafael (atualmente no time profissional do Coritiba) fez uma comemoração um tanto quanto provocativa, quando marcou seu gol na partida. O atacante simulou uma pesca, se referindo ao apelido do time do norte paranaense. Houve uma revolta geral dos atletas do Tubarão, que não gostaram da comemoração, aconteceu uma troca de socos generalizada por ambas as partes.
       Confira no vídeo a confusão no último jogo da final do ano passado:

 

      Porém deixando de lado as recordações e rivalidade do ano passado, fomos conversar com representantes dos dois times para saber as expectativas para as finais desse ano.

     Do lado londrinense falamos um pouco com o atacante Joel, que é natural de Camarões, e foi destaque nas semifinais contra o Pato Branco:

  • Damas: Com uma campanha impecável como a de vocês, a torcida pode esperar um Londrina mais ofensivo nas partidas da final?
          Joel: Vai ser uma partida muito disputada, pois os dois times tem qualidades. E acredito que iremos aproveitar a sequencia ofensiva que temos no campeonato para manter a invencibilidade também nas finais.

  • Damas: O primeiro jogo será em Curitiba, por conta de que o Londrina tem a melhor campanha. Você acha que isso favorece a decisão do titulo?
         Joel: Decidindo o titulo em casa é bom, mas isso não é tudo, pois no ano passado perdemos em casa, então temos que jogar como temos jogando até agora, não podemos mudar nada mas sim acrescentar.

  • Damas: Ano passado o LEC chegou a final, mas perdeu, esse episódio foi usado para ajudar o grupo desse ano, principalmente com o psicológico de cada jogador?
          Joel: Chegamos na final três vezes seguidas e perdemos duas... Essas derrotas serviram de lição para nós, o grupo amadureceu e estamos preparados para os desafios mais difíceis.

  • Damas: Com o Londrina marcando presença pela terceira vez consecutiva na final do Campeonato Paranaense sub20, o que a torcida pode esperar para que esse ano o título vá para o interior do Paraná?
          Joel: Então, cada um de nós esta ciente que esse ano temos que fazer de tudo pra não sermos vice novamente. O título é questão de honra agora.

  • Damas: Você considera que o Paranaense sub20, é uma janela para o time principal?
          Joel: Com certeza, pois o treinador do professional esta sempre acompanhando os nossos treinos, e até mesmo alguns partidas que fizemos no Estádio do Café,  e isso é ótimo pra nós, da um animo a mais e até mesmo uma motivação a mais.

  • Damas: Quais as experiências que você trouxe dessa edição do Paranaense sub20?
          Joel: Ganhei um bom ritmo de jogo. As partidas eram acirradas e bem competitivas, por mais que nós tenhamos ganho todas, era difícil abrir o placar logo de cara. Mas, tive aprendizados como a lição das perdas dos últimos títulos, aprendi à como me comportar e lidar com situações difíceis, pressão em ter olheiros e até mesmo o técnico do time titular nos observando. Esse campeonato serviu para o meu amadurecimento profissional principalmente.


         Agora do lado Alviverde, conversamos com o lateral Paulo Otavio, que é natural de Ourinhos-SP e que se integrou ao elenco coxa-branca neste ano.

  • Damas: Vindo de uma goleada e boas partidas nas semifinais, a torcida pode esperar um Coritiba mais ofensivo nas partidas finais?
Paulo Otavio: Vamos jogar como sempre jogamos, buscando o gol a todo instante! A gana de vencer não vai faltar, com certeza!

  • Damas: O primeiro jogo será em território Alviverde, pois o Tubarão tem a melhor campanha. Você acha que isso dificultará a decisão do titulo?
           Paulo Otavio: Não dificulta não, são 180min! E decidir fora é um toque a mais de motivação. Ano passado a situação era a mesma, e vencemos na casa deles (Londrina), é só ter foco que a vitória sai.

  • Damas: Você considera que o peso de jogar pelo Coritiba o atual campeão da competição, seja visto como uma dificuldade para a final?
         Paulo Otavio: Não vejo dificuldade não, a responsabilidade aumenta pois além de estarmos no Coritiba, estamos defendendo um titulo! Mas não que isso seja considerado uma dificuldade.

  • Damas: O Londrina vem de uma grande campanha, nenhuma derrota e nenhum empate na competição. Você acha que esse fato, mexe com o psicológico dos jogadores do Coritiba, como uma preocupação a mais?
          Paulo Otavio: Muito pelo contrário, isso nos motiva mais ainda. O que eles fizeram assim como a gente, hoje já não adianta mais de nada! São 180min para decidir a competição. O campeonato mesmo "é agora".

  • Damas: Você considera que o Paranaense sub20, é uma janela para o time principal?
          Paulo Otavio: Não só o paranaense como todos os dias de treino! Estamos sendo observados a todo instante, num simples coletivo como numa final de tamanha importância. Quando a oportunidade aparecer, tem de estar pronto.

  • Damas: Quais as experiências você trouxe dessa edição do Paranaense sub20?
          Paulo Otavio: É a primeira vez que eu jogo essa competição, falta um pouco mais de organização, pois considerando os outros estaduais da categoria, estamos consideravelmente atrás.

  • Damas: Algum recadinho para a torcida?
          Paulo Otavio: Contamos com o apoio da torcida, vontade não vai faltar e vamos fazer de tudo para que o título permaneça na capital.


Nós do Damas das Quatro Linhas agradecemos a disponibilidade e atenção dos jogadores e desejamos boa sorte ao Londrina e ao Coritiba nesta reta final de campeonato.

 Evellyn Heloise